O mundo criou um monstro de há quarenta anos para cá. Caddafi tem todo o tipo de antecedentes criminais. Inicialmente foi até terrorista, marginal, fora-da-lei. Agora, andam todos assustados com a obra que permitiram que crescesse, se desenvolvesse e ganhasse mais tentáculos, que são os nove filhos, igualmente, bandidos à semelhança do pai. Tal foi a evolução desta "criatura", graças à imensa riqueza petrolífera da Líbia, que até já foi recebido na ONU, com grandes honras.
Em Portugal foi recebido como se fosse um rei, ainda há pouco tempo Não sei precisar se foi no ano passado. Esteve no forte de S. Julião da Barra, acampado, com todo o luxo, nas suas tendas, vindas directamente do seu país. Nem sequer quis ficar num hotel. Ele, que odiou sempre os portugueses. E, enquanto estivemos em África, infernizou-nos a vida. Esteve sempre ao lado dos terroristas, como ele. Deu-lhes apoio para matarem os nossos. Isto é caso para dizer " este mundo anda completamente louco".
Até as mais altas instâncias do poder e de defesa dos Direitos Humanos, têm sido coniventes com este tipo de pessoas que se apoderam dos países como se fossem propriedade sua. coitado do povo líbio, agora tem uma possível guerra civil à sua frente. Porque ele e a sua família de corruptos, não iriam abdicar da sua enorme fortuna. Eles estão lambuzados de petróleo e foi esse mesmo combustível que o fez aceder aos mais altos voos, ambicionados por qualquer político.
Mas o mundo inteiro é culpado perante esta situação de violência neste país. As mais importantes estruturas da política mundial, que deveriam defender os direitos dos mais humildes, dão apoio a indivíduos como estes. Porque aquilo não é só uma pessoa. Para além dos nove filhos, todos a viverem no luxo e na dissipação das riquezas do país, devem existir ainda os netos, os primos, sobrinhos e restante família. É como uma rende gigantesca a comer o suor dos mais humildes e que até vivem com carências de todo o tipo.
É por estas e por outras semelhantes que a crise económica veio afectar quase todos os países. Uns, têm de mais, para estragar. Outros, nem sequer têm para comer.
Ó Mundo o criou, o Mundo que se livre dele o mais breve possível. Porque, se não o fizer, acabará de derreter a economia mundial, por causa do petróleo.
Países como o nosso, nem sei se aguentarão a subida deste líquido tão necessário. Cada dia nos afundamos mais e mais.